Palestras, Consultorias e Treinamentos

As palestras, consultorias e treinamentos podem ser realizados em escolas, universidades, empresas, encontros, simpósios, congressos, entre outros, abordando temas em saúde mental, como:

  • Promoção de saúde mental e qualidade de vida – a relação entre saúde mental e hábitos e rotinas já é amplamente estabelecida e aceita pela comunidade científica. Fatores ambientais e de rotina podem impactar significativamente nossa saúde mental, como por exemplo nosso ambiente e relações de trabalho, prática de atividades físicas, hábitos alimentares, atividades de lazer e de autocuidado, relações familiares, entre outras. Saiba como promover saúde mental e qualidade de vida para as pessoas que fazem parte de sua instituição.
  • Prevenção do suicídio: infelizmente, a incidência da ideação suicida e do suicídio vem aumento no Brasil e no mundo e estratégias de prevenção são hoje ações essenciais de engajamento social. Ao trabalhar este tema, que ainda hoje é tabu em nossa sociedade, a Dra Paula Becker o desmistifica e esclarece que a pessoa com ideação suicida na verdade não deseja morrer, ela só quer que aquela dor ou que seus problemas acabem, mas sozinha não está conseguindo encontrar formas eficazes de fazer isso acontecer. Portanto, a ideação suicida é uma manifestação distorcida da vontade de viver e ser feliz de pessoas que se encontram em seu momento limite. Sentimentos, emoções e capacidades elaborativas podem ser trabalhadas para que pessoas em grande sofrimento mental possam reencontrar motivações para continuar seguindo em frente e renascerem em vida.
  • Uso problemático de álcool e outras drogas: o uso abusivo e compulsivo de drogas (que inclui o álcool) pode ser entendido como um sintoma de um mal-estar prévio. Ou seja, para que esse uso acabe ou seja menos danoso ao usuário e pessoas ao seu redor é necessário que se reconheça que outros fatores emocionais, psíquicos e/ou sociais influenciam o padrão de uso de drogas. Cada substância (álcool, maconha, cocaína, crack, anfetaminas, alucinógenos, esteroides, inalantes, etc) age de maneira específica no organismo humano e pode causar consequências que variam de acordo com a quantidade usada, aspectos emocionais e físicos do usuário e lugares onde essas drogas são consumidas. Existem muitas informações importantes produzidas por pesquisas científicas que não chegam até nós por meio da grande mídia devido à interesses econômicos de governos e empresas. Isso faz com que o Brasil não esteja conseguindo alcançar as metas de redução do uso de álcool estabelecidas em parceria com a Organização Mundial de Saúde e esteja falhando na aplicação de medidas protetivas e preventivas junto às crianças e adolescentes a fim de protegê-las da experimentação precoce das drogas, especialmente do álcool e da maconha.
  • Terapia Ocupacional e a Entrevista Motivacional: direcionado a terapeutas ocupacionais e profissionais da saúde que trabalham em equipes multidisciplinares (enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, médicos, nutricionistas, entre outros). As abordagens da Terapia Ocupacional podem se beneficiar dos conceitos da Entrevista Motivacional no sentido de auxiliar os clientes a engajarem-se aos seus programas terapêuticos focados em mudanças de hábitos e rotinas.
  • Economia da Saúde e Gestão de Serviços: direcionado a um público técnico, oferece uma abordagem teórica-científica do tema da economia da saúde e gestão de programas e serviços de acordo com evidências científicas atualizadas. Neste programa podem ser abordadas questões referentes as avaliações econômicas de custo-efetividade, custo-utilidade, custo-benefício e custo-minimização e análises de custos (diretos e indiretos) que auxiliam o gestor público ou privado no processo de tomada de decisão e gerenciamento de serviços ou programas

Serviços Oferecidos

Sobre a
Dra. Paula

Psicoterapeuta com formação em Psicanálise e em Entrevista Motivacional, é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, além de pesquisadora, consultora e professora universitária.

Desde 2009 tem se dedicado à clínica, atendendo pacientes e seus familiares, à pesquisa, por meio dos estudos que a levaram a obter os títulos de especialista, mestra e doutora, ao ensino, orientando pesquisas e ministrando aulas, e à consultoria e treinamento em empresas e escolas.

Em 2010 obteve o título de Especialista em Reabilitação pelo programa de Aprimoramento Profissional do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação – CEPRE da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Em 2012 obteve o título de Mestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, também pela UNICAMP (para acessar o artigo da dissertação clique AQUI)

Em 2019 obteve o título de Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Centro de Economia em Saúde Mental- CESM da Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM (para acessar a Tese clique AQUI)

Acessar currículo completo

Saiba mais